h1

"A Terra do Nunca", no Barreiro

October 15, 2006


Como não podia deixar de ser, deixo aqui alguma informação acerca das últimas novidades da ILUSTRARTE .

Até ao dia 29 de Outubro, todos os amantes da ilustração irão poder apreciar cerca de 100 originais de quatro livros da ilustradora alemã Susanne Janssen. Esta mostra encontra-se patente ao público no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, entre 3ª a Domingo, das 17h00 às 22h00.


A Terra do Nunca” é a 3ª mostra do ciclo de exposições “A Arte na Página“, inserido na

ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância. Susanne Janssen é, presentemente, um dos grandes nomes da ilustração internacional, tendo-se notabilizado pela forma inovadora como ilustrou Peter Pan e O Capuchinho Vermelho. São imagens poderosas, onde o espaço e a perspectiva são utilizdos de uma forma muito particular. As personagens dobram-se e desdobram-se, parecendo prontas a saltar da página para a 3ª dimensão. Dir-se-iam observadas por uma lente olho de peixe , deformadas e curvadas ao limite.


Esta exposição, organizada pela Câmara Municipal do Barreiro e a Associação Ver Pra Ler, é acompanhada por um catálogo de luxo, o qual poderá ser adquirido no local por apenas 9 €.

A TERRA DO NUNCA É SEMPRE POUCO MAIS OU MENOS UMA ILHA, COM ASSOMBROSAS MANCHAS DE COR AQUI E ALI, COM RECIFES DE CORAL E NAVIOS
PIRATAS AO LARGO, COM SELVAGENS E COVIS SECRETOS, E GNOMOS QUE SÃO QUASE SEMPRE ALFAIATES; COM GRUTAS POR ONDE PASSA UM RIO, PRÍNCIPES QUE TÊM SEIS IRMÃOS MAIS VELHOS, UMA CABANA QUASE A CAIR E UMA VELHINHA MUITO PEQUENINA, DE NARIZ ADUNCO.

AS TERRAS DO NUNCA SÃO BASTANTE VARIADAS. A DE JOHN, POR EXEMPLO, TINHA UMA LAGOA SOBREVOADA POR FLAMINGOS QUE JOHN VISAVA COM A SUA ESPINGARDA, ENQUANTO A DE MICHAEL, QUE ERA MUITO PEQUENO, TINHA UM FLAMINGO SOBREVOADO POR LAGOAS. JOHN VIVIA NA PRAIA, NUM BARCO VOLTADO DE CASCO PARA O AR, MICHAEL NUMA TENDA DE ÍNDIO, WENDY NUMA CASA DE FOLHAS HABILMENTE COZIDAS
UMAS ÀS OUTRAS. JOHN NÃO TINHA AMIGOS, MICHAEL TINHA AMIGOS À NOITE, WENDY TINHA UM LOBO DE ESTIMAÇÃO.

DE TODAS AS ILHAS PARADISÍACAS, A TERRA DO NUNCA É A MAIS ACOLHEDORA. QUANDO NELA SE BRINCA, DE DIA, COM AS CADEIRAS E A TOALHA DA MESA, A TERRA DO NUNCA NADA TEM DE ASSUSTADOR, MAS NOS DOIS MINUTOS ANTES DE ADORMECER TORNA-SE QUASE, QUASE REAL. É POR ISSO QUE FICA UMA LUZ ACESA NO QUARTO.

AS TERRAS DO NUNCA TÊM UM CERTO AR DE FAMÍLIA EM COMUM, E SE PUDÉSSEMOS PÔ-LAS EM FILA, MUITO QUIETAS, DIRÍAMOS QUE TÊM TODAS O MESMO NARIZ, E OUTRAS COISAS QUE TAIS. NESSAS PRAIAS MÁGICAS, AS CRIANÇAS BRINCAM ETERNAMENTE, PUXANDO OS SEUS BOTES PARA TERRA. TAMBÉM NÓS LÁ ESTIVEMOS; AINDA CONSEGUIMOS OUVIR O SOM DA REBENTAÇÃO, EMBORA JÁ NÃO POSSAMOS DESEMBARCAR.

Horário: De 3ª a Domingo, das 17h00 às 22h00
Entrada Livre
Morada: Auditório Municipal Augusto Cabrita
Av. dos Fuzileiros Navais – Parque da Cidade – 2830 Barreiro
E-mail: ilustrarte-sofia@mail.telepac.pt
Telefone: (+351) 212 141 319 (dias úteis, das 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30)
Advertisements

2 comments

  1. Vi e recomendo, tive a oportunidade de assistir à inauguração e vale a pena ver ao vivo. As ilustrações têm uma dimensão e profundidade diferentes que na impressão ou nas fotografias se perde um bocadinho, tal como as texturas das diferentes técnicas que ela utiliza. E, claro, é uma oportunidade única de ver o que se faz noutros países por outros ilustradores e é mesmo aqui ao lado!


  2. Adorei a exposição. Não tenho palavras para descrever as ilustrações … mas, são simplesmente magníficas!



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: