h1

Prémio Stuart de desenho de imprensa El Cortes Inglês / Casa da Imprensa

April 1, 2008

Apesar de todas as mudanças tecnológicas, a ilustração continua a marcar as páginas dos jornais com diversidade no modo de encarar o texto e a actualidade e com quase ilimitada riqueza plástica.

Sabemos do contributo que têm dado para a actual dinâmica desta tradição, os profissionais do desenho de imprensa, que tem, entre nós, no nome de Stuart de Carvalhais um momento dos mais significativos, que nunca será de mais homenagear, não apenas divulgando o seu nome, mas promovendo o estudo da sua obra.
O El Corte Inglés associou-se, pois, à Casa de Imprensa para criar o PRÉMIO STUART DE DESENHO DE IMPRENSA EL CORTE INGLÉS/CASA DA IMPRENSA, com objectivo de, por um lado, prestar tributo àquela figura das artes e da cultura, e, por outro, estimular a excelência nacional contemporânea.

O PRÉMIO STUART está aberto à participação de todos os artistas gráficos residentes em Portugal com trabalhos de ilustração, tira cómica e cartoon/caricatura publicados em todas as publicações periódicas de âmbito nacional ou regional, com excepção das electrónicas.

REGULAMENTO
Data Limite para recepção de candidaturas 2 Maio
1. O PRÉMIO STUART DE DESENHO DE IMPRENSA EL CORTE INGLÉS/CASA DA IMPRENSA está aberto à participação de todos os artistas gráficos residentes em Portugal com trabalhos de ilustração, tira cómica e cartoon/caricatura publicados no período compreendido entre 20 de Abril de 2007 e 20 de Abril de 2008 inclusive, em todas as publicações periódicas de âmbito nacional ou regional, com excepção das electrónicas.
2. O PRÉMIO STUART é constituído por três prémios a atribuir, em separado, nas áreas da ilustração, tira cómica e cartoon/caricatura. O Grande Prémio, no valor de 10 000 €, será atribuído àquele que se distinga de entre os três finalistas. Os dois restantes terão o valor pecuniário de 5 000 € cada.
3. Cada artista pode enviar até 10 originais, acompanhados por um exemplar da página completa da publicação onde aqueles trabalhos foram editados e curriculum breve. Os originais deverão ser identificados no verso com título, assinatura, periódico e respectiva data de publicação além da indicação obrigatória da área em que se inscrevem: ilustração, tira cómica ou cartoon/caricatura. Os trabalhos digitais deverão ser apresentados sob forma de uma impressão de qualidade autenticada pelo autor.
4. O conjunto dos trabalhos será avaliado por um júri composto pelo vencedor da edição anterior, João Fazenda, um convidado especial, dois representantes do El Corte Inglés e um da Casa da Imprensa. O vencedor do Grande Prémio compromete-se automaticamente a fazer parte do júri do ano seguinte.
5. Os membros do júri tem a prerrogativa de indicar para apreciação dos seus pares trabalhos e autores que não se tenham inscrito, desde que estejam cumpridas as regras do artigo 1.
6. Os trabalhos premiados serão considerados propriedade do El Corte Inglés.
7. Uma selecção dos trabalhos feita pelo júri será incluída no website «Prémio Stuart» e objecto de exposição itinerante, considerando-se que a apresentação a concurso cede automaticamente aos organizadores o direito de uso em ambas as circunstâncias. Para tanto, deverão os concorrentes enviar uma versão em formato digital dos trabalhos a concurso.
8. Os trabalhos a concurso deverão ser enviados até 2 de Maio de 2008 (data do carimbo dos CTT) para:
El Corte Inglés – Grandes Armazéns
Prémio Stuart de Desenho de Imprensa
Departamento de Relações Externas
Av.ª António Augusto de Aguiar, n.º 31
1069 – 413 Lisboa
9. Não haverá recurso das decisões do júri.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: